sexta-feira, 9 de julho de 2021

Discriminação homoafetiva na Espanha: um histórico de conscientização e inspiração

 

O estudo visa utilizar o modelo espanhol como fonte de inspiração para a inclusão de pessoas homossexuais e combate à discriminação no país. Para isso, foi realizada uma investigação com base em fontes bibliográficas que retratam a condenação da homossexualidade na Espanha no período da ditadura de Franco (1939-1975) até a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2005. 


Para a Pesquisa tem utilizado uma metodologia baseada na fonte bibliográfica multidisciplinar, em relação à arte, direito, história, psicologia e assim por diante. Como indagações, o estudo buscou algumas respostas: Como foi tratada a homossexualidade na Espanha durante o período da ditadura de Franco? Houve alguma condenação à homossexualidade em regulamentos específicos no período? Diante da discriminação do regime de Franco, houve movimentos sociais que lutaram contra o sistema no Reino da Espanha? É possível citar alguns desses movimentos? Em que consiste a Lei 13/2005?


Para ler o artigo em espanhol, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqruivo postado

Vacinação de pessoas fora do grupo prioritário: um desrespeito à ética, à moral e às normas legais

  O artigo discute a complexidade da pandemia, analisando as questões em torno das campanhas de vacinação contra a COVID-19, a entrega da va...