O alerta mundial sobre a pandemia causada pelo vírus Sars-CoVi-2 (Novo Corona Vírus) resultou em uma drástica mudança na vida profissional de diversos brasileiros, principalmente de trabalhadoras domésticas.
A desigualdade social pré-existente entre essas mulheres e seus empregadores se intensificou durante a pandemia e resultou em diversas denúncias à Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) - associação responsável pela fiscalização e luta por direitos das domésticas. Pensando nisso, a presente pesquisa visa identificar as violações de direitos dessas trabalhadoras pelos seus empregadores em razão da pandemia COVID-19 no Brasil.
A investigação possui o caráter bibliográfico e se debruça na análise de legislações em conjunto com observação de entrevistas dadas pela presidente da federação, a fim de evidenciar o desrespeito à essas mulheres e combatê-lo demonstrando as garantias jurídicas das trabalhadoras. A investigação conclui pela existência de práticas discriminatórias contra as mulheres na esfera laboral brasileira.
Clique aqui e leia o artigo a partir da página 16.