Este estudo tem como objetivo discutir medidas para a integração da diversidade sexual no campo do direito civil e na sociedade brasileira, destacando e apresentando as possíveis medidas que podem ser implementadas com vistas a essa integração.
Nesse sentido, tais medidas visam à efetivação das garantias e direitos dos grupos sociais vulneráveis e à igualdade de tratamento dos cidadãos brasileiros. Para a metodologia do estudo, utilizou-se uma abordagem teórica qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica.
O estudo destacou medidas importantes e possíveis para almejar a integração da diversidade sexual no Brasil, inspiradas no modelo espanhol, entre as quais: mudanças na redação dos textos normativos da Constituição e, também, nas leis infraconstitucionais, com o inclusão de definições e terminologias que cobrem questões sexuais. Como, por exemplo: a diversidade de gênero das pessoas; facilitar o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo e a conversação desta para casamento civil; iniciativas públicas focadas em cuidados de enfrentamento e prestação de serviços; elaboração de Planos de Igualdade para casos de desigualdade entre outras medidas.
O estudo conclui pela existência de discriminação contra homossexuais no Brasil.
Clique aqui e leia o artigo em espanhol