Em um período de pandemia de Covid-19 distintos questionamentos somaram-se às incertezas estruturais de diversas sociedades pelo mundo, em especial no que diz respeito aos Direitos Humanos, interpretados como um conjunto de normas e medidas que visam proteger o homem e suas relações com os demais.
Com base nesse entendimento, se nota um desrespeito quanto a uma eficaz regulação e real proteção de inúmeras pessoas. Muitas das mesmas que sofrem em situações de exclusão social e vulnerabilidade, como por exemplo: as mulheres e as pessoas LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).
É viável destacar que as manifestações de práticas preconceituosas e discriminadoras que ocorrem todos os dias contra essas pessoas visibilizam problemas antigos, enraizados nas sociedades por séculos, como a própria heteronormatividade impositiva, subjugação e inferiorização de gênero, patriarcados estruturais e etc.
Para a busca pela igualdade são necessários maiores esforços para identificações dos problemas apresentados e para a implementação de ações concretas que viabilizem mudanças de paradigmas e um real respeito à dignidade humana.
Nesse sentido, o Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Roraima, no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão aprimora o desenvolvimento de estudos científicos com o objetivo de gerar discussões não apenas no âmbito acadêmico, mas estender os debates para a sociedade em geral. Sendo assim, a presente obra literária intitulada Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade tem por objetivo aproximar os questionamentos de diferentes autores em um enfoque multidisciplinar, tanto no Brasil como em um contexto internacional
Clique aqui e leia na íntegra.